terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Composição Final da Carteira


    Como não precisarei dispor dos valores investidos tão cedo, pretendo me manter 100% investido em ações, efetuando compras mensalmente, e reinvestindo todos proventos (dividendos,jcp,aluguéis). Não pretendo ter Renda Fixa nem FII, possuo somente um pequena reserva em poupança que nem contabilizo como investimento, quem sabe quando estiver mais perto da minha aposentadoria, eu passe a investir. O ativo que me oferece a maior expectativa de retorno são as ações (sim eu sei maior risco), e como considero que há uma dinâmica de movimento diferente entre as ações/setores, todos dia é dia de encontrar papéis interessantes. E quanto antes eu tiver tais papéis, mais cedo estarei apto a receber os seus proventos e alimentar minha bola de neve de fluxo de caixa, até que eu atinja o ponto em que o meu fluxo de caixa me permita investir mensalmente somente reinvestindo proventos.
    Caso vocês tenham lido, os meus Filtros de Investimento em ações que postei anteriormente, poderão observar que eu tenho alguns papéis em que aguardarei recuperação sem aumentar posição e que definitivamente não se encaixam naqueles filtros tais como :
LUPA3 - minha cruz, montei posição muito grande, tinha tudo para explodir e deu tudo errado, argh
FRIO3 - na época da compra estava com bons fundamentos
PRVI3 - herança de filtros anteriores em que eu considerava como principal critério de valor o P/VP isoladamente.

    Isto acontece porque meus filtros de investimento foram e continuam sendo aprimorados, portanto poderão ocorrer trocar esporádicas de ativos. Como estarei 100% investido em ações, julgo ser necessário fazer um bom mix de setores já maduros e mais defensivos, com outros de maior crescimento. Como vocês podem observar sou um defensor da ampla diversificação (28 ativos), pelo menos intra-classe. Cada papel representará no máximo 4% da carteira, e cada setor no máximo 20%. Tal diversificação se faz necessária devido a fenômenos que acontecem em carteiras predominantemente de small caps, tais como "obliquidade ou assimetria", existem diversos estudos demonstrando que um carteira com até 15 ativos já diminui pela metade o desvio padrão sem diminuir a expectativa de retorno, e elimina boa parte do risco não-sistêmico. Sobre diversificação e esses efeitos que ocorrem nos portfólios, existem artigos completos e muito bem elaborados no blog do Viver de Renda.
    A seguir o esqueleto da minha composição ideal de carteira hoje, como mencionado anteriormente, poderei efetuar mudanças nessa composição, e como vocês podem observar ainda possuo 30% livre para alocação de novos papéis, que serão incluídos, conforme eu for efetuando as compras, nas próximas postagens, mostrarei a composição atual da minha carteira assim como os rendimentos e etc.
Vamos em frente ...




9 comentários:

  1. Seja bem vindo ao mundo blogueiro, Don Vito.
    Gostei do seu blog e ele está prometendo. Aguardarei a sua atualização de fim de fevereiro para ver suas ações com mais detalhes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Opa, show de bola pode deixar que em fevereiro postarei em detalhes a minha carteira

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ola DVC
    Belo blog. Vamos juntos nessa.
    Te adicionei.
    Abraco

    ResponderExcluir
  4. Respondendo a seu comentário em meu blog, agradeço o seu acompanhamento ao meu blog...
    E sobre a planilha de rentabilidade através de cotas realmente ela eh ótima, mas eh de autoria do Além da Poupança, os créditos são dele... rsrsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Bah troquei as bolas hehe foi mal vou postar no blog dele também hehe !

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu blog. Vou acompanhar mais de perto.

    Abraços,
    Frozen Dollar.

    ResponderExcluir
  7. De iniciante para iniciante,boa sorte!Vou seguir seu blog!!!\o/
    ETER3 é uma decisão muito acertada,tens meu apoio.
    Ah,e obrigado pela ideia de investigar materiais militares como os da FJTA4,não tinha tido essa ideia!!!

    ResponderExcluir
  8. Holding GF, poderias me dizer como você faz esses gráficos aí com alocação dos ativos? Queria tanto ter um rs

    ResponderExcluir
  9. Cara é simples, no excel faz um coluna com os nomes e outra coluna no lado com os valores seleciona tudo vai em inserir, Barras 2d, e depois tu vai otimizando detalhes. Eu copio as planilhas do excel colo no Corel Draw e Exporto em Imagens com dpi meio baixo para não pesar ;)

    ResponderExcluir