terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Planejamento e Filtros de Investimento em Ações


Aspectos Quantitativos

1) Valor de Mercado : No mínimo 88% da Carteira será composta por empresas com valor de mercado de no mínimo 200 M e no máximo 10 B no momento da compra, por acreditar que são as que oferecem melhores condições de terem o seu valor de mercado multiplicado mais vezes. Até 12% da carteira : Poderá incluir bluechips.

2) Indicadores de Valor : No momento de investir, escolher as empresas que estiverem apresentando baixos múltiplos P/VP (max 3,5), e que tenham um L/P e ROE no mínimo igual a taxa Selic atual Exemplo : Taxa Selic (12,00%) - 17,50% (tributação de aplicações de renda fixa com prazo de doze meses e um dia até vinte e quatro meses) = 9,9%, e Margem Líquida de no mínimo 6%. Lucro se faz na compra por isso a importância de se pagar barato pelos negócios.

3) Endividamento : Divida Bruta / Patrimônio Líquido não poderá ser maior que 200 %, (Bancos e Concessionárias Rodoviárias não maior que 800 %). Se a empresa apresentar baixo endividamento melhor ainda.


Aspectos Qualitativos


1) Governança Corporativa : Maior nível possível, e no mínimo nível 1. Quanto maior a governança corporativa, mais transparência e menores as chances de existir corrupção dentro da empresa. Os administradores devem satisfações aos acionistas.

2) Liderança de Mercado e Vantagem Competitiva Durável : Investir em empresas que sejam líderes, ou umas das líderes do seu mercado de atuação, e/ou que apresentem vantagens competitivas duráveis sobre as demais empresas do setor.

3) Negócios simples de se entender e com perspectivas favoráveis : Investir em negócios em que eu entenda como funcionam, quanto mais simples melhor. E que tenham perspectivas de longo prazo favoráveis.

4) Tag Along : Maior TAG ALONG possível. No mínimo 40%, o ideal é 100%.Como as empresas que investirei terão um valor de mercado relativamente baixo, poderão ser alvos de aquisições de empresas maiores, por isso quanto maior o TAG ALONG, mais os acionistas minoritários receberão em caso de venda da empresa.

5) Maturação do Negócio : Só investirei em empresas que estiverem tendo lucro, que não estejam em recuperação judicial, e que não estejam em fase pré-operacional.

6) Ingerência Política Grave : Só investir em empresas que não estejam sofrendo ingerência política tão grande ao ponto de que interesses políticos passem a ter maior prioridade do que os lucros dos acionistas, e a interferir potencialmente nos lucros do negócio. Por isso sempre dar preferência por comprar empresas privadas, ou estatais com boa governança corporativa e que além disso estejam baratas, ou seja que apresentem um bom desconto justamente para recompensar o fato de serem públicas.

7) Administração Ìntegra : Não investir em empresas, que os donos estejam envolvidos em casos policiais. Não tem como ser sócio de alguém que a qualquer momento pode estar te roubando. Exemplos a Eucatex do Maluf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário