sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Atualização Mensal : Dezembro 2012


OPERAÇÕES : 


COMPRAS : ETER3 (R$ 7,73)

    Em Dezembro efetuei uma pequena compra de ETER3, aproveitando o que julgo ter sido uma boa oportunidade para aumentar posição nessa excelente empresa, que vive exageradamente atormentada pela questão do amianto.
    Quanto ao desempenho da carteira, em dezembro o ibovespa teve um ganho de + 6,05% um pouco superior ao da carteira que teve um ganho de + 4,70%, em 2012 o ibov teve uma rentabilidade de + 7,40%, enquanto a carteira performou + 30,27 %, apesar de ter perdido para o ibov nos últimos 3 meses, fechei o ano com um rentabilidade bastante superior ao Ibov e até mesmo do índice small caps que teve uma rentabilidade de + 28,66%. Fico mais satisfeito pela montagem da carteira que as poucos vai tomando corpo, do que pela rentabilidade em sí, e satisfeito também pela minha evolução como investidor, aprendendo com os erros e repetindo os acertos, a tendência que é que essa evolução se reflita em melhores retornos futuramente. 

PROJEÇÃO PARA 2013 

    Aportar mensalmente, espero que aportes mais gordos, reinvestir todos os proventos, fugir de empresas turnaround, continuar aumentando a diversificação da carteira tanto em % de cada ativo, como também em variedade de mercados, atualmente possuo 39,18% dos ativos no segmentos de bens de capital, espero aumentar posição em setores de consumo, bancos, construção civil, setores mais focados em mercado interno. Claro tudo isso vai depender das oportunidades que o mercado vai oferecer. E assim que possível me livrar de algumas maçãs podres que ainda tenho em carteira. Que em 2013 venha uma crise pior que a de 2008, oferecendo pechinchas ímpares, quem sabe desta forma eu finalmente consiga comprar um pouco das não cíclicas como AMBV4 ;). Espero dar mais uma chinelada no IBOV e quem sabe vencer mais uma vez o SMALL \°/.        


RESUMO :


YIELD ACUMULADO (DIVIDENDOS + JCP + ALUGUÉIS) : 9,22 % sobre valor investido bruto.
CUSTOS DE INVESTIMENTO ACUMULADO : 0,67 % sobre valor investido bruto
RENTABILIDADE NO MÊS : + 4,70 % 
RENTABILIDADE NO ANO : + 30,27 %
RENTABILIDADE ACUMULADA HISTÓRICA : + 31,22 %
EVOLUÇÃO PATRIMONIAL : + 5,02 %










9 comentários:

  1. Otima rentabilidade anual acredito que quando meus investimentos amadurecerem chegarei perto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor tudo certo ? Pois é esse ano obtive essa excelente rentabilidade. Vamos torcer que os próximos anos continuem tão bons quanto esse :)

      Excluir
  2. Show de bola a rentabilidade da sua carteira! Montei a minha carteira recentemente e espero que a performance dela se aproxime da sua. Parabéns!
    Se quiser visitar o meu blog, fica o convite:
    http://paiportugapaipobre.blogspot.com.br/

    O seu blog já está adicionado lá.
    Um abraço,
    4P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pai Portuga tudo ok ? Irei visitar o seu blog sim, é isso aí vamos faturar na bolsa ;)

      Excluir
  3. Putz, até meu salário sair a Eternit já estava 8,10!!

    Eu por pouco não fiz um termo pra garantir, mas faz parte do jogo! Comprei ela tb! hehe

    Parabéns pela disciplina!!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E dae Dimarcinho hehe, pois é cara também estou quase sempre sem liquidez, já perdi algumas várias oportunidades por isso. Felizmente em ETER3 ainda consegui pegar ela por um preço interessante. Apesar de que no longo prazo essas pequenas oscilações não representarão quase nada. Obrigadão, bola pra frente !

      Excluir
  4. Fala, Don Vito,

    tu apagou os posts antigos e deixou só as atualizações??

    []s!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Olá Geração 65, no final do ano postarei uma atualização com toda a retrospectiva do ano. Carteira com algumas mudanças ;) !

      Excluir