domingo, 1 de julho de 2012

Atualização Mensal : Junho 2012


OPERAÇÕES : 


COMPRAS : BRSR6 (R$ 14,96), BBAS3 (R$ 19,37)


RESUMO :



    Junho foi um mês de escassos dividendos, devido ao fato de que alguns papéis que distribuíam proventos neste mês passarão a distribuir em outros, também não houve a necessidade de efetuar ajustes com vendas na carteira (apesar da tentação de realizar lucro em parte de CSMG3 e entrar em outros papéis "mais descontados") , segui firme na minha filosofia de girar o mínimo possível a carteira, o que até então vem se mostrando uma decisão acertada.
    Continuo aproveitando a queda generalizada das ações do setor bancário para comprar mais ações, setor que considero muito bom e pretendo continuar aumentando posição.
    A carteira vem superando bem o ibovespa, com rentabilidade de (+ 2,86%) no mês e (+ 15,39%) no ano, tendo em vista que o ibovespa apresenta rentabilidade de (- 0,25%) no mês e (- 4,24%) no ano. 
    Além dos papéis que já possuo em carteira sigo tentado em me tornar sócio de EZTC3, VALE5, CGRA4. Repetindo o mantra, que continue tudo caindo  por pelo menos mais uns 10 anos ;)




YIELD ACUMULADO (DIVIDENDOS + JCP + ALUGUÉIS) : 7,93 % sobre valor investido bruto.
CUSTOS DE INVESTIMENTO ACUMULADO : 0,61 % sobre valor investido bruto
RENTABILIDADE NO MÊS : + 2,86 % 
RENTABILIDADE NO ANO : + 15,39 %
RENTABILIDADE ACUMULADA HISTÓRICA : + 85,21 %
RENTABILIDADE ACUMULADA HISTÓRICA A.M : + 1,41 %
EVOLUÇÃO PATRIMONIAL : + 4,74 %









10 comentários:

  1. Muito boa rentabilidade no mês. Parabéns.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, espero que continue assim, se pudesse aportar mais certamente aumentaria essa diferença em relação ao ibov. Mas vamos indo aos poucos. Abraço

      Excluir
  2. Olá Don, cheguei aqui pelo blog da Mulher Investidora. Vejo que o seu perfil de investidor se parece com o meu: carteira com muitas ações, controle da rentabilidade, olho nos múltiplos e movimentação lenta.

    Os Xs na planilha são ações vendidas ou você omitiu elas?
    Você pode falar quanto em média é o seu aporte mensal?

    Coloca uma quarta coluna na tabela de rentabilidade, indicando a rentabilidade acumulada sobre o Ibovespa.

    Você é um ótimo candidato para o ranking do General Investidor, tanto pela informação disponível quanto pela boa rentabilidade. Entre em contato com ele.

    abraço,
    PB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite tudo certo cara ? Exatamente gosto de ampla diversificação intraclasse mas não interclasse. Então o X's na carteira são espaços abertos para outras empresas que comprarei com o tempo. Sobre os valores dos aportes mensais eu prefiro não divulgar por segurança mesmo, mas geralmente equivalem a 1,44% do valor total investido da carteira. Boa ideia uma quarta coluna vou ver se consigo colocar na próxima atualização. Obrigado por me considerar a participar do ranking, entrarei em contato. Abraços

      Excluir
  3. Excelente rentabilidade mensal e principalmente a anual! Parabéns pelo método!

    Abços
    ITM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa muito brigado investindo todo mês, cara vou te mandar uma planilha simples para que você possa gerar uma gráfico de pizza no excel, já vi o teu e-mail no teu blog abraços !

      Excluir
  4. Corleone,

    pensamos de maneira semelhante ao adotarmos o método B&H (e não comprar e esquecer)e a maneira de diversificarmos os ativos na carteira.

    E cá para nós, que rentabilidade histórica de dar inveja. Belo colchão para os momentos de crise, dá para aguentar os trancos, excelente.

    Gostei de alguns índices que você criou como os proventos/rentabilidade bruta, se me permite irei adotá-lo. Dá para tirar boas conclusões com ele.

    Considere o convite do Primeiro Bilhão para você participar do ranking do General Investor. Será uma boa oportunidade para discutirmos estratégias, ainda mais a sua, a qual me identifico muito.

    Bons investimentos

    ResponderExcluir
  5. Opa que prazer contar com a sua opinião Geração 65. Cara como comecei a acompanhar minunciosamente meus investimentos desde o início, essa rentabilidade abrange tudo o que eu já fiz e deixei de fazer na bolsa, antes só tinha poupança, portanto estão incluídas nessa rentabilidade histórica as diversas cagadas que cometi, ou seja, um bom período de aprendizado o que me leva a crer que no futuro a carteira tenderá a ter uma melhor rentabilidade até porque só cometerei novos erros, mas não os mesmos hehe. Na verdade a rentabilidade é um pouco maior, durante outubro de 2008 até junho de 2009 fui comprando tudo que consegui de blue chips naquela baita queda e as vendi tudo na alta, com um bom lucro, deixei o dinheiro na poupança e fui investindo um valor fixo mensal na estratégia de compras mensais pibb11, dessa forma os juros da poupança acabaram entrando como dinheiro novo, e não como lucro dos investimentos, é uma pequena distorção da rentabilidade para baixo, que não tenho como corrigir porque não lembro quanto ganhei na poupança ao longo daquele ano. Curtiu os meus índices ? Além deles tenho mais um monte de gráficos que nunca postei, me divirto inventando, amanhã vou postar uns novos aí então. Pode adotar a vontade com certeza. O único problema que não posto valores em R$ por segurança, não sei se isso não impossibilitaria a minha participação no ranking. Vou ver hoje a noite o blog do Primeiro Bilhão, abraços !

    ResponderExcluir
  6. Don Vito, você é realmente um cara que sabe o que faz.
    Outra coisa legal é que você tem a FJTA4 em sua carteira, eu pensava que era o único que acreditava nela, essas últimas alavancagens que ela fez me deixou muito feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, estou aprendendo sempre, errando e acertando. Gosto sim da FJTA4, só não aumentei posição ainda por considerar outros papéis mais interessantes no momento. Bem que a margem líquida poderia aumentar um pouquinho também 6,6% está no meu limite hehe !

      Excluir