terça-feira, 13 de março de 2012

Artigo ValorInveste

Segue um excelente artigo de André Rocha para o site do ValorInveste, a respeito da obrigatoriedade da distribuição de dividendos pelas companhias no Brasil, vale a pena dar uma lida :

http://www.valor.com.br/valor-investe/o-estrategista/2566906/distribuicao-de-dividendos-e-funcao-essencial-da-companhia 


    Fugindo um pouquinho do tema central do artigo (obrigatoriedade ou não de distribuir dividendos) mas ainda sobre o tema, um fator que considero de grande importância na distribuição dos dividendos para os acionistas, é o fato de que ela gera LIQUIDEZ, pois recebemos uma participação nos lucros e ficamos com dinheiro em caixa, e assim podemos direcionar esses valores sempre para o investimento que nos parecer mais interessante no momento (timing de compra), como sabemos, as empresas tem dinâmicas diferentes oscilando de acordo com os seus últimos resultados, humor do mercado e etc. Portanto novas compras podem vir a gerar valor para a carteira do acionista, tendo em vista que teremos mais oportunidades de comprarmos papéis fundamentalmente mais baratos. E claro existe também o caso de pessoas que desejam desfrutar da sua renda em bolsa para se manter, caso não atinjam um fluxo suficiente de proventos, acabarão tendo que vender alguns papéis.
    Agora pensando em composição da carteira, para mim é obvio que a carteira não deve ser SOMENTE focada em DY HOJE, até porque o que nos interessa mesmo ao longo dos anos é o CRESCIMENTO do LPA, um papel que paga pouco dividendos hoje, com o crescimento dos lucros proporcionalmente pagará muito mais dividendos no futuro, e a cotação do papel tende a acompanhar esse crescimento. Mas também não podemos abrir mão de empresas maduras com fluxo de caixa constante, e boa distribuição de lucros hoje, pelos motivos citados no parágrafo anterior, além de diminuir o risco da carteira.
    Há ainda o raro caso de empresas que conseguem crescer bastante aliando excelente distribuição de proventos, uma coisa não elimina a outra, mas como não são todas que conseguem isso ao mesmo tempo, devemos fazer um bom mix de empresas, aliando foco em crescimento e valor com distribuição de proventos, nunca abrindo mão de um mínimo de crescimento, pois investir focando somente Dividend Yield é uma miopia que poderá custar caro no futuro.

Don Vito

8 comentários:

  1. Por isso que investir em Pibb e Bova é puro lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto muito também, principalmente pela tributação !

      Excluir
  2. Don Vito,

    na mosca.

    É exatamente que você postou que deve ser levado em consideração ao construir uma carteira de longo prazo. Na minha opinião deve-se ter empresas que hoje pagam bons DY, garantem fluxo de caixa e devem conter empresas que pagam dividendos, mesmo com DY baixo porém com capacidade de gerar um forte caixa ao longo do tempo, neste caso, o crescimento dos dividendos pagos serão consequência da evolução da empresa.

    O foco de uma carteira pode ser os dividendos e geração de caixa das empresas, mas não o DY puro e simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente no início parece meio frustrante receber pouco DY das empresas que reinvestem mais os seus lucros, um exemplo seria bbdc3/4 ou rapt4 que tenho em carteira, todo ano aumenta os seus lucros mas a distribuição de proventos é baixa. Desde que a empresa cresça seus lucros e patrimônio liquido deveria ser suficiente, mas eu não abro mão de receber um dividendos mais pomposos hehe por isso os middle banks e bbas3 e não bradesco. Valeu Geração 65, aos poucos to aumentando o perfil de "dividendeiras" da minha carteira, talvez em breve volte a entrar + em elétricas tenho pouca % delas. Estava olhando os fundamentos de algumas geradoras, não me parecem muito baratas no momento, infelizmente ...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Bem uma das técnica seria primeiramente investir em empresas de alta taxa de crescimento e quando a carteira ficar bem gorda trocar pelo papéis que pagam altas taxas de dividendos. Ja te adicionei no meu blog...me adicione também...um abraço.

    ResponderExcluir
  5. " Há ainda o raro caso de empresas que conseguem crescer bastante aliando excelente distribuição de proventos, uma coisa não elimina a outra, mas como não são todas que conseguem isso ao mesmo tempo".

    A maioria das empresas boas pagadores de dividendos reinvestem pequena parte do lucro na própria empresa, justamente por priorizar a distribuição dos resultados. Sem investimento torna-se mais difícil crescer. Encontrar empresas que pagam bons dividendos e ainda assim encontram meios de crescer é a chave. Isto é possível apenas para empresas que apresentam lucros fantásticos (além de distribuir bons dividendos, ainda sobra um bom montante para o reinvestimento).

    A tempo, estreei meu próprio blog neste fim de semana.
    Se puder, dá uma passada por lá... O link é investidorderisco.blogspot.com.br.

    Aaaah.... se puder incluir o link na sua sessão de blogs recomendados, eu agradeço. Já incluí o link do seu blog na minha lista.

    Abraços e até.

    ResponderExcluir
  6. Exatamente, um exemplo de empresa que tem conseguido aliar crescimento com uma excelente distribuição de proventos é a Eternit :). Está adicionado, logo passarei para dar uma olhada no seu blog, seja bem vindo abraços !

    ResponderExcluir